As Ideologias Massificantes

"Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa"
                                                                                                                       Theodor W. Adorno


              Nós, seres humanos, sempre idolatramos a liberdade de escolher o que quiser-mos para a nossa condição de vivência, e é por meio destas escolhas que cada indivíduo vai construindo o seu modo de ser na vida real ou até mesmo no surrealismo. No entanto, será que as opções em sumas ideologias são algo diversificado para escolher-mos, ou é apenas uma mascara para esconder que a maior parte da transmissão de conhecimento e ideologia são todas as mesmas coisas? Ou seja, será que na política, as ideologias são tão diversificadas, ou será que os populares políticos (que a massa popular alienada apoia ) é realmente diferente em seus objetivos? Se você for refletir um pouco mais afundo, eu te pergunto, a mídia faz com que tenhamos mais opções para escolher-mos qualquer coisa, ou ela apenas permite transmitir o que querem que vejamos? Certamente, a manipulação de ideologias existem, um exemplo disto foi na ultima eleição, a TV aberta mostrava muito mais as propagandas políticas da atual presidenta Dilma, enquanto que da Marina da Silva não ficou tão em destaque.
               E mais uma vez te pergunto, você estar realmente livre para fazer suas escolhas em relação as ideologias?

Comentários

  1. Adorei a reflexão! E é isso mesmo, até q ponto estamos pensando por nós mesmos? E até que ponto somos construção de desejos?
    :)

    http://ocotidianodecadadia.blogspot.com/

    Até.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog e do mix de informações...

    Seu blog tem conteúdo...

    Já estou te seguindo, se quiser passa lá no meu para dar uma olhadinha!!! E se quiser, segui tb...

    Bjos.

    http://modaeexcelencia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. somos livres para tomarmos as decisões que somos orientados mesmo que subjetivamente a fazer. nada além. liberdade é mentira.
    beijogro
    to seguindo teu blog.

    ResponderExcluir
  4. SER LIVRE HOJE EM DIA É UMA FARSA. SOMOS ESCRAVOS DE ALGUMA COISA, DIRETA OU INDIRETAMENTE.


    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. diria que ser livre de tudo é algo quase impossível....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

Tarzan, o mito sobre os humanos