É preciso revitalizar as ideias

             " Quando secam os oásis utópicos estende-se um deserto de banalidade e perplexidade"
                           
                                                                                                                       Jürgen Habermas


            O capitalismo e a globalização estão cada vez mais intenso e valorativo, desse modo, a maior parte da sociedade está ciente e satisfeita que este é o melhor sistema econômico, e que deve sim, ser mantido. No entanto, muitas pessoas até desconhecem os diversos sistemas políticos e econômicos espalhados nos livros, isto é, será  que o modelo feudal cairia bem para o século XXI? E o mercantil, será que ainda existe alguns traços com o nosso sistema atual? E o socialismo, será que ele é realmente o que nós pensamos que é? Ou seja, é preciso revitalizar as utopias, as teorias antigas, e ainda mais, é preciso traçar ideias que coliguem  com essas teorias existentes nos livros, caso contrário, as teorias e utopias cairão no esquecimento da maioria, e ao decorrer dos tempos, apenas as minorias terão o privilégio de terem como base uma critica autônoma da suma sociedade.

Comentários

  1. Fico pensando nisso tbm. Não estou satisfeito com o capitalismo, fiz até um post sobre isso no meu blog, mas me pergunto: será que o socialismos ou outro sistema funcionaria? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom, não sei se a essa altura é possivel ser implantado um novo sistema. Se pensar pelo lado possitivo, é o unico que dá chances das pessoas crescerem, mas pelo lado negativo, é o que mais exclui.
    Bom, fica dificil pensar.

    Te seguindo!

    ResponderExcluir
  3. TEM UM SELO ORIGINS NO MEU BLOG PRA VC. PASSA LÁ E PEGA:
    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/10/mais-um-selo-da-thebigdogtales.html

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, eu penso muito a respeito disso, mas não vejo solução. O capitalismo já dominou o planeta, não há mais como escapar dele, nem que queiramos. Essa crise econômica que está acontecendo agora, muitos acham que podem trazer seu fim. Eu só tenho medo que depois disso ele torne mais forte.

    Estou seguindo seu blog. Passa no meu depois.
    http://meninosdefleur.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

Tarzan, o mito sobre os humanos