A valorização da beleza padronizada

      Após um bom tempo na procura pelo filme para baixar e depois assistir, eu encontrei o filme A Fera (2011), que se baseia um pouco da clássica história da Bela e a Fera. Para quem não se lembra, esse clássico filme aponta temas sobre beleza, punição e recompensa. Ou seja, não faça algo de errado a qual a sua cultura ache errado, se você é arrogante com outras pessoas, deixe de ser pois isso não é certo, pois caso você continuar a ser você mesmo com seus defeitos, você será punido. E foi assim que aconteceu com o clássico e o atual filme adaptado, onde o homem é punido pelo seus defeitos de ser, cuja punição é se transformar em uma fera tão horrível a ponto de se esconder e ter vergonha de si mesmo. Assim, a única forma de desfazer desse tal feitiço é amar uma pessoa e ser amado de volta. 


      Apesar do desenho clássico a Fera ser realmente uma aberração, pois o príncipe deixou a sua forma humana e virou um animal cuja aparência realmente dá medo. No outro filme já não é essa tal aparência que tanto se teme.  Pois nele, a Fera vive em um mundo repleto da intensa valorização de ser belo no mundo que consiste em aparências padronizantes. Isso porque o personagem que faz a Fera, Kyle Kingston, com seu péssimo comportamento, ele é enfeitiçado e transformado em uma criatura tão abominável que ele sente vergonha até de sair da sua casa. No entanto, essa tal figura não é nenhum animal monstruoso, é simplesmente a figura que remete ao visual punk, a qual engloba piercing, tatuagens, cicatrizes e cabeça raspada. 





                                                Cenas do filme A Fera


      Sinceramente, se eu fosse punk ficaria constrangida em ver o meu próprio estilo sendo retratado como algo abominável e maligno. Isso reflete que até hoje, a aceitação do diferente, aquele que não está nos padrões de beleza da tal sociedade, é facilmente excluído e inaceitável pelo outro.




Comentários

  1. São questões culturais... Estereótipos... Fiquei com vontade de assistir o filme... Vai entrar pra minha lista...

    ResponderExcluir
  2. Seguindo aqui, posso te esperar no meu?

    http://expectativasreais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

Tarzan, o mito sobre os humanos