Social Icons

18 de abr de 2011

Alavancar conhecimento é preciso

    "A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de cultura diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas"
                                                                                                                 Ruth Benedict


     Já nos primeiros dias de aula de Antropologia e Educação, percebo o quanto que o mundo é      diversificado,de fato, como nós brasileiros, em maior número, somos ignorantes, e quando conhecemos alguma cultura diferente da nossa, geralmente temos esse terrível erro de "acharmos" superiores ou inferiores, e o pior é que temos "preguiça" , em maior parte, de conhecer detalhadamente o histórico- social daquela determinada referência cultural.                          
           O Brasil  ainda é um país muito conservador, em conseqüência, é um pouco difícil  o povo brasileiro aceitar e reconhecer culturas diferentes, provocando uma enorme dimensão de preconceitos fútil e ignorantes. Então, como amenizar  a atual situação? Oras, se a causa do problemas é a falta de conhecimento das diversidades culturais,a solução sutil seria uma nova disciplina obrigatória nas escolas, que seria antropologia, pois "abrir mentes" e demonstrar que a cultura brasileira não é o único que existe no mundo, poderia, de certo modo, amenizar um pouco deste enorme preconceito. 

8 comentários:

  1. Oii teu blog é muito bom parabéns!!

    Tem um selinho pra vc no meu blog http://bibijs.blogspot.com/2011/04/oii-galera-esse-selinho-e-proprio-do.html espero que goste :D

    ResponderExcluir
  2. Ao ler a seguinte frase "é um pouco difícil o povo brasileiro aceitar e reconhecer culturas diferentes, provocando uma enorme dimensão de preconceitos fútil e ignorantes", percebe-se que não é bem assim. O brasileiro tem uma ótima assimilação cultural.Cita-se de passagem as novelas, que fazem a cabeça de muitos a ponto de aceitarem certos aspectos culturais que lhe são alheios. Com "Caminho das Índias" via-se constantemente jovens suspirando 'ah, como eu queria ser indiana'... ao perguntar o porque de tal desejo recebia-se uma resposta insípida que demonstrava todo o desconhecimento acerca da cultura. Temos mania de achar que tudo se resume a roupas e acessórios... Concordo com vc quando sugere a antropologia como matéria obrigatória nas escolas, pois há muitos preconceitos a serem vencidos. Discordo, no entanto, quando vc cita a Antropologia como forma somente para "conhecimento das diversidades culturais", pois nós sabemos perfeitamente que há preconceitos nacionais que precisam primeiramente ser vencidos. Ou seja, o brasileiro é muito receptivo em relação à culturas de fora. Opreconceito se vê em relação à própria cultura. Creio que não precisamos de exemplos, basta pensar um pouco...
    .
    Até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom mesmo! Seguindo o teu blog.
    Olha lá o meu se tiver um tempinho.
    http://garotasposeur.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. ISSO É VERDADE. UM EXEMPLO DISSO É A RELIGIÃO AFRICANA. AS PESSOAS NÃO CONHECEM DIREITO E FICAM CRITICANDO O TEMPO TODO. EU ATÉ USO ESSE TEMA PRA AFASTAR ESSE POVO CGATO E TIRADO A SUPERIOR DE PERTO DE MIM, PRINCIPALMENTE AQUELES EVANGÉLICOS HIPÓCRITAS. MAS É REALMENTE UMA PENA, O BRASILEIRO DESCONHECER OUTRAS CULTURAS. MAS COMO CONHECER OUTRAS CULTURAS, SE ELES NÃO CONHECEM NEM MESMO A PRÓPRIA???

    ♪♫Atirei o pau no gato tô tô + o gato...
    Gato? Ei gato... Respira gato!
    Eita porra, a pancada foi forte...
    O gato morreu!

    http://www.thebigdogtales.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei, já estou seguindo.

    Segue?
    http://artcrows.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu blog, adorei a temática e o texto..Parabéns!

    Segue e comenta o meu também por favor *-* http://cantinhodrikasanttos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá nós do blog Madness agradecemos sua visita, como prometido estamos seguindo com 2 contas.

    Realmente o Brasil é bem lerdo em relação a conhecer novas culturas, apesar que no Brasil já tem muitas culturas bem diversificas mas parece que as pessoas não querem explorar o que de melhor tem aqui e em outro lugares.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita!

    O seu blog eh ótimo e realmente tive a mesma visão quando comecei a ter aulas de antropologia e educaçao.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sample text

Sample Text

Sample Text

Para contato profissional sobre parcerias, favor enviar e-mail com o assunto BLOG para:
jessy_hehe@hotmail.com
Envie sua proposta ou solicite o media kit.
 
Blogger Templates