Social Icons

22 de ago de 2012

Apenas um cidadão



      Ônibus entram, ônibus saem. Pessoas andam em constante movimento, outras apenas adormecem para se refugiarem nos seus sonhos e fugir dos seus tormentos. É assim que é o dia a dia desta rodoviária do Plano Piloto - Brasília, onde é tão explícito a desigualdade entre um homem e um cidadão, a qual somente uma parcela da sociedade, na prática, exercem seus deveres e direitos de cidadania. Além disso, por mais que o Brasil seja um país onde há maior liberdade, e ainda existir mais pessoas que lutem por quase absoluta liberdade para qualquer um exercer-la, ela não elimina as desigualdades sociais que ainda paira até hoje. Desse modo, a invenção do homem em designar alguns seres humanos em somente cidadão, significando ser sujeito de direitos e deveres, é aquele que está capacitado a participar da vida da sociedade.
      Assim, as desigualdades em sua totalidade ao meu ver, sempre irão existir nessa humanidade do século vinte e um, porque esse é o tempo da geração da singularidade,ambição e digital. Portanto, ser cidadão, que vai além dos seus direitos e deveres, é funcionar eficientemente dentro do padrão da sociedade a qual está inserido, viver na cooperação com outros cidadãos e cumprir suas obrigações, além disso, é necessário refletir que nem todo homem é considerado cidadão, e nós cidadãos precisamos reconhecer que todos são homens, pois como dizia Carlos Drummound de Andrade, "Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho."



4 comentários:

  1. siim, dispertam demais nossa imaginação! :) mtmtmt obg por seguir e pela visita! estou seguindo o seu blog tbm!

    ResponderExcluir
  2. As ideias não são esdrúxulas são verdades que deveriam ser ditas aos 4 ventos!E a citação de Drummond foi perfeita!


    Conheça o meu se puder http://thiagocasali.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. E esse fim com a citação de Drummond caiu super bem. Seguindo aqui ;*

    http://mulheresjuntas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Espetacular o texto.

    Um texto curto e objetivo que tem um valor de verdade absoluta, você conseguiu mostrar com clareza a sua opinião sobre o conceito de ser cidadão ou conceito simples de ser homem que és aquele ser preso nas correntes da padronização que se chama a sociedade correta.

    na minha concepção da palavra cidadão na antiga Grécia e até hoje o conceito empírico da palavra ainda não vale para todos os homens.

    Seguir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Sample text

Sample Text

Sample Text

Para contato profissional sobre parcerias, favor enviar e-mail com o assunto BLOG para:
jessy_hehe@hotmail.com
Envie sua proposta ou solicite o media kit.
 
Blogger Templates