Apenas um cidadão



      Ônibus entram, ônibus saem. Pessoas andam em constante movimento, outras apenas adormecem para se refugiarem nos seus sonhos e fugir dos seus tormentos. É assim que é o dia a dia desta rodoviária do Plano Piloto - Brasília, onde é tão explícito a desigualdade entre um homem e um cidadão, a qual somente uma parcela da sociedade, na prática, exercem seus deveres e direitos de cidadania. Além disso, por mais que o Brasil seja um país onde há maior liberdade, e ainda existir mais pessoas que lutem por quase absoluta liberdade para qualquer um exercer-la, ela não elimina as desigualdades sociais que ainda paira até hoje. Desse modo, a invenção do homem em designar alguns seres humanos em somente cidadão, significando ser sujeito de direitos e deveres, é aquele que está capacitado a participar da vida da sociedade.
      Assim, as desigualdades em sua totalidade ao meu ver, sempre irão existir nessa humanidade do século vinte e um, porque esse é o tempo da geração da singularidade,ambição e digital. Portanto, ser cidadão, que vai além dos seus direitos e deveres, é funcionar eficientemente dentro do padrão da sociedade a qual está inserido, viver na cooperação com outros cidadãos e cumprir suas obrigações, além disso, é necessário refletir que nem todo homem é considerado cidadão, e nós cidadãos precisamos reconhecer que todos são homens, pois como dizia Carlos Drummound de Andrade, "Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho."



Comentários

  1. siim, dispertam demais nossa imaginação! :) mtmtmt obg por seguir e pela visita! estou seguindo o seu blog tbm!

    ResponderExcluir
  2. As ideias não são esdrúxulas são verdades que deveriam ser ditas aos 4 ventos!E a citação de Drummond foi perfeita!


    Conheça o meu se puder http://thiagocasali.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. E esse fim com a citação de Drummond caiu super bem. Seguindo aqui ;*

    http://mulheresjuntas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Espetacular o texto.

    Um texto curto e objetivo que tem um valor de verdade absoluta, você conseguiu mostrar com clareza a sua opinião sobre o conceito de ser cidadão ou conceito simples de ser homem que és aquele ser preso nas correntes da padronização que se chama a sociedade correta.

    na minha concepção da palavra cidadão na antiga Grécia e até hoje o conceito empírico da palavra ainda não vale para todos os homens.

    Seguir

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

O egoismo Massificante