Mandar e manipular

      Acordo, vou ao banheiro, faço meu café da manhã e depois vou para meu emprego, em seguida, chego em casa, pago as minhas contas, telefono para os meus amigos que não existem, leio algum livro e depois vou para cama dormir. Essa foi a descrição da parte rotineira da minha vida irreal. Ao saber dessa descrição, você provavelmente irá achar chato e sem graça, no entanto, não é. Pois ele é um jogo que pode te deixar viciado até um certo ponto, pois ele te dá uma possibilidade que todos os humanos, em maior parte, gostam de fazer, que é manipular e mandar.



      Manipular significa controlar algo para que ele possa atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador. É isso que o jogador faz com seu personagem criado, que é totalmente passivo e obediente, pois é ele que determina onde e quando o personagem deve ir, com quem deve fazer amizade, qual emprego deve seguir, e até criar objetivos da temporária vida irreal que devem ser alcançados. 
      Assim, com mais de 1,4 milhão de unidades comercializados apenas em sua primeira semana, isso reflete bem o desejo do próximo em manipular e mandar no outro de acordo com seus desejos. Não obstante, mandar no outro não significa que esteja fora dos seus próprios mandamentos, pois com dizia Minguel Unamuno, "Compadeça-se quem manda de quem obedece, e de si mesmo se compadeça por ter que mandar."

Comentários

  1. Boa reflexão acerca da natureza humana - a ambiciosidade pelo poder, acima dos demais - qual é de maneira geral, cabível a muitas pessoas. Fez bem em relacionar tal aspecto com o jogo, o qual proporciona ao indivíduo, essa satisfação proveniente do poder.

    Assisto a esse quadro e me pego permeado por uma infelicidade frequente quando o faço. Não gosto de ver as coisas de maneira tão mecânica.

    Em suma, bom trabalho com o blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

O egoismo Massificante