Qualidade de vida: entre ditadura e a liberdade

        O que é ter uma boa qualidade de vida? Será um conceito universal ou relativo? Ser feliz implica necessariamente ter uma boa qualidade de vida?
       Essas e outras perguntas me atormentavam durante uns tempos, já que todos lutam para chegar a uma boa qualidade de vida mediante orientações de  manuais de autoajuda que são os principais livros de receita que promete alcançar a tal qualidade, e assim, pessoas e pessoas têm em seu único objetivo em alcançar esse ideal e consequentemente acabam por esquecer a vida vivida no seu presente, ou seja, ser feliz. 






      A qualidade de vida considerado bom geralmente é aquele que promete ser o caminho para sua felicidade, que engloba desde de uma alimentação saudável (mesmo que você não curta o gosto desses alimentos) até práticas esportivas, assim será possível chegar ao objetivo. Se você quer saber se tem uma boa qualidade vida, é só fazer esse Teste  é simples e mostra como resultado se você realmente tem uma boa qualidade de vida. No entanto, será que a qualidade de vida é algo universal? A ponto de um simples teste demonstrar tal fato.
    As principais dicas que vejo pela internet para adquirir uma boa qualidade de vida quase sempre é sobre saúde, tais como:

  •  Busque um sono melhor, mais profundo e reparador.
  • Ao acordar antes do café da manhã tome um copo d'agua
  • Faça respirações profundas e tranquilas sempre que se perceber vivo.
  • Espreguice e boceje várias vezes por dia.
  • Após o almoço tenha mais momentos de divertimento e recreação
  • Tenha uma boa alimentação mental.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra39.htm


       Sinceramente, acho que ter uma boa qualidade de vida é muito relativo, pois o que adianta cuidar do seu corpo comendo coisas que você odeia e fazer exercícios físicos que você não sente prazer em fazer-lo. Acredito que uma boa qualidade de vida é fazer coisas que realmente façam sentido para sua vida, mesmo que o futuro que te espera não seja algo bom por causa das suas irresponsabilidades, mas pelo menos você será feliz e não terá culpa no sentido que você encontrou em vida.
      Essas e outras dicas são vista como estratégias para uma boa vida, e sinceramente,  não vejo muito sentido quando você adota essas mudanças se não gostar, pois você tem uma liberdade o suficiente para estabelecer o que deve ou não mudar para simplesmente ser feliz.
      Logo, felicidade não é sinônimo de uma boa qualidade de vida inventada por alguém que não sabe nada sobre as pessoas que irão seguir, tornando a tal universidade em doloroso e chato para alguns e legais para outros, justamento porque somos todos diferentes, e cada um de nós sabemos no fundo o que é ter uma boa qualidade de vida para ser feliz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trabalho e lazer

A Insatisfação Global

O egoismo Massificante